Gravidez: a saúde das suas pernas é importante!
A gravidez é um momento especial. O seu corpo altera-se, de muitas maneiras, para assegurar o crescimento do bebé, mas exerce igualmente uma pressão acrescida sobre as suas pernas. Por conseguinte, é importante cuidar da saúde e bem-estar das suas pernas durante a gravidez. Isto pode ser conseguido utilizando meias de compressão médica que são benéficas para a sua saúde, e para a saúde das suas pernas, durante a gravidez.
Gravidez: proteja as suas pernas!
A gravidez irá mudar completamente a sua vida e o seu corpo sofrerá muitas mudanças. As flutuações hormonais levam a afrontamentos, náuseas, alterações de humor e apetite… mas sabia que essas alterações também afetam a sua circulação sanguínea?
As hormonas fazem com que o seu sangue coagule mais rapidamente e as suas veias se dilatem. Isto pode levar à formação de coágulos nas veias e danificá-las.
A cada trimestre o seu corpo sofrerá grandes alterações para se ajustar ao crescimento do seu bebé. O volume de sangue aumenta e o útero, em crescimento, pressiona directamente as suas veias, o que pode bloqueá-las parcialmente e afectar o seu sistema venoso.
Pernas pesadas, dor, inchaço e varizes: porque é que estes sintomas ocorrem mais durante a gravidez?
Durante a sua gravidez, pode experimentar pernas pesadas, cansadas e dolorosas e tornozelos inchados. 6 em cada 10 mulheres experimentam as suas primeiras veias varicosas durante a gravidez (2).
Estes sintomas são causados pelo aumento do volume de sangue necessário para suportar o seu bebé em crescimento. À medida que o seu útero cresce, comprime as suas veias, dificultando o regresso das suas pernas à sua posição normal.
Factores que aumentam o risco de doença venosa durante a gravidez
. Fumar
. Uma predisposição hereditária
. Doença venosa pré-existente
. Gravidez múltipla
. Manter, prolongadamente, uma posição sentada ou de pé
A compressão médica, para o bem-estar das suas pernas
A compressão médica é o tratamento de referência para a prevenção da insuficiência venosa, recomendado durante toda a gravidez, e posteriormente, pelas Autoridades Sanitárias. O uso de compressão promove a circulação sanguínea e alivia as pernas, pelo que estas ficarão mais leves e menos inchadas.
A compressão também evita o desenvolvimento de veias varicosas que são inestéticas e associadas a sintomas como dor, comichão, ardor e cãibras.
Pode levar várias semanas para que os sintomas e as doenças venosas desapareçam, pelo que se recomenda o uso de compressão também após o parto.
“A compressão médica é reconhecida pela sua eficácia e também vai ao encontro do desejo das mulheres grávidas; cada vez mais relutantes em tomar medicamentos durante a sua gravidez procuram soluções simples para o seu bem-estar. ” (Dr Nicolas Castaing, gynécologue-obstétricien, CH4V St Cloud )
Sabia que…?
O uso de compressão também ajuda com os enjoos matinais. Um estudo recente mostra que o uso de compressão reduz as náuseas, vómitos e tonturas no início da gravidez (6).
Trombose (ou flebite), quais são os riscos durante a gravidez?
O risco de flebite é multiplicado por 5 durante a gravidez e por 60 após-parto (4).
Várias razões contribuem para o aumento do risco de trombose:
Desde o início da gravidez, sob o efeito de hormonas e para preparar o corpo para o parto, o sangue coagula mais rapidamente. Podem formar-se coágulos nas veias das pernas, a que se chama Trombose Venosa Profunda (TVP), mais frequentemente conhecida como flebite. A dor, as pernas quentes e inchadas são os principais sintomas. Mas tenha cuidado, em 2 casos de 3, não aparecem sintomas. Se isto acontecer, deve estar vigilante e intervir rapidamente porque se o coágulo de sangue se deslocar para os pulmões, pode transformar-se numa embolia pulmonar. Mesmo que os casos sejam muito raros, esta é a segunda causa de morte materna em França após a hemorragia (5).
A redução da velocidade do fluxo sanguíneo nos membros inferiores deve-se ao aumento do volume de sangue e à redução da constrição venosa induzida pelas hormonas da gravidez.
Aumento da pressão venosa nas pernas: o bebé em crescimento exerce pressão sobre os vasos pélvicos, limitando o fluxo sanguíneo até ao coração.
O uso de meias de compressão durante a gravidez e após o parto pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de insuficiência venosa e trombose venosa profunda.
A compressão médica para o bem-estar das suas pernas
O seu profissional de saúde pode ter prescrito compressão médica? É de facto o tratamento de referência que actua na prevenção da trombose venosa profunda e que é o tratamento da insuficiência venosa.
Sob a forma de meias, meias ou collants, a compressão médica é um tecido elástico que exerce pressão activa ao longo da perna para promover a circulação venosa e o retorno do sangue ao coração. A pressão exercida é mais forte no tornozelo e diminui à medida que se move para cima da perna.
É uma solução simples, adaptada a cada morfologia e não medicada!
As nossas soluções para a mamã mais linda do mundo
Saudável durante e após a gravidez
Para cuidar das suas pernas durante a sua gravidez, pode contar com a compressão médica. Desde a primeira utilização deve sentir um efeito benéfico imediato: a dor e a sensação de pernas pesadas diminuem. A compressão também ajuda a reduzir o risco de inflamação venosa, trombose e varizes.
É aconselhável usar meias de compressão desde o início da gravidez até seis semanas após o parto.
As pernas saudáveis permitem-lhe desfrutar do seu tempo com o seu bebé.
Referências médicas
- Gherman RB, Goodwin TM, Leung B, Byrne JD, Hethumumi R, Montoro M. Incidence, clinical characteristics, and timing of objectively diagnosed venous thromboembolism during pregnancy. Obstet Gynecol. 1999;94:730-4.
- Société Française de Phlébologie. Dossier de presse : Semaines d’information et de prévention des maladies veineuses. Avril 2008.
- Dispositifs de compression médicale à usage individuel : utilisation en pathologies vasculaires. Révision de la liste des produits et prestations remboursables, septembre 2010.
- Angiologie volume 63, reproduction humaine et hormones, volume XXIV numéro spécial 01/2011.
- Olié V et al. Maladie veineuse thromboembolique pendant la grossesse et le post-partum, France, 2009-2014. invs.sante.fr/beh/2016/7-8/2016_7-8_6.html.
- Mendoza E.Amsler F.A randomized crossover trial on the effect of compression stockings on nausea and vomiting in early pregnancy. International Journal of Women’s Health 2017 : 9 89 – 99.