Perguntas Frequentes
01. Como posso encomendar?
O procedimento de compra está simplificado. Em cada página encontrará todas as informações necessárias para comprar um produto em segurança.
O artigo seleccionado é adicionado ao cesto de compras exibido no canto superior direito. Verifique os produtos adicionados ao seu cesto de compras.
Para finalizar a sua encomenda basta seguir as instruções indicadas:
- Nome e morada de faturação
- Método de envio
- Meio de pagamento
Se tiver dificuldades pode entrar em contacto connosco via email: info@orto.pt ou via telefone: 914 249 046 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional) ou via chat.
02. Existe algum valor mínimo para fazer uma encomenda?
Não, pode encomendar qualquer artigo disponível na nossa loja online, independentemente do valor do mesmo.
Dependendo do valor de compra final poderá ser necessário pagar portes de envio.
03. Qual o valor dos portes?
Portugal continental - O envio de encomendas é gratuito para encomendas de valor superior a 39.90 euros e tem um custo de 6.50 euros para encomendas inferiores a este valor.
Ilhas - Para os Açores e Madeira, por favor contactar o nosso departamento de apoio ao cliente, através de info@orto.pt ou 914 249 046 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional); se o volume for muito grande ou muito pesado o valor dos portes poderá não ser comercialmente competitivo. O valor mínimo de portes é de €18.00.
Destinos internacionais - Para o estrangeiro, o custo de envio irá variar conforme o peso e o número de volumes, devendo contactar-nos no sentido de obter orçamento para envio.
04. Prazos de entrega de uma encomenda?
A ORTO.PT tentará enviar os produtos no mais curto espaço de tempo.
O tempo de entrega expectável ser-lhe-á comunicado após confirmação da sua encomenda. Normalmente temos em stock 90% dos produtos disponíveis permitindo a sua entrega em 48h (dias úteis).
Na eventualidade de entregas com um prazo mais dilatado este ser-lhe-á indicado no email de confirmação.
Alguns produtos podem ter um prazo de entrega alargado de 15 a 21 dias úteis.
Para os Açores e Madeira os prazos de entrega variam entre 8 a 30 dias úteis. Estes prazos são meramente indicativos pois qualquer irregularidade nas ligações com as diferentes ilhas pode comprometer o cumprimentos dos prazos de entrega.
05. Como são feitas as entregas das encomendas?
Portugal continental e ilhas - As encomendas são enviadas através da CTT EXPRESSO ou outra empresa de transportes equivalente.
Destinos internacionais - As entregas dependem do número de artigos encomendados e do seu respetivo peso. Será sempre enviado um email com essa informação prévia à expedição.
Tenha em atenção!! Os volumes de grande porte ou muito pesados são entregues ao nível do rés-do-chão. O transportador não entra no interior de sua casa, nem no seu andar e não instala o aparelho. Se for o caso é necessário ter alguém presente para ajudar o transportador ou mesmo para subir a mercadoria até ao andar em que mora.
Se no momento da entrega não se encontrar ninguém na morada que nos indicou, a empresa de transporte irá deixar na sua caixa de correio um aviso no qual é mencionada a data e hora em que se tentou proceder à entrega, os dados identificadores da encomenda (número da Guia de Transporte e nome do expedidor) e o local ao qual se deverá deslocar para posterior levantamento. As encomendas avisadas permanecerão no local designado de 3 a 10 dias úteis, conforme as características do produto.
Por vezes a empresa de transporte pode voltar a agendar uma nova entrega no domicílio.
No caso da entrega não ser efectuada devido a morada incorrecta ou por falta de levantamento, a encomenda será devolvida à Orto.pt, sendo o reenvio cobrado ao cliente.
06. Quais as formas de pagamento disponíveis?
Pode escolher as seguintes formas de pagamento:
- Transferência bancária
- Cartão de crédito
- MBWAY
- Paypal
07. Como posso seguir o estado da minha encomenda?
Depois de ser atribuído o código de expedição dos artigos, receberá um e-mail da nossa parte com todas as informações necessárias para acompanhar o envio da sua encomenda. No entanto, essa informação poderá não estar disponível de imediato no sistema da transportadora, uma vez que pode depender do tipo de artigo comprado e/ou da transportadora que efectua a entrega. Recomendamos que verifique o estado da encomenda na secção “a minha conta” e se verificar alguma anomalia contacte-nos, indicando o seu número de encomenda.
08. Se a minha encomenda chegar danificada ou não corresponder à compra, o que devo fazer?
No momento da entrega do produto em sua casa, é importante verificar a integridade da embalagem com a máxima atenção. Deverá indicar na Carta de Porte do transportador quais as anomalias detectadas (ex: atraso na entrega, caixa danificada, artigo em falta). De seguida deverá entrar em contacto connosco. Se a embalagem estiver em bom estado mas o produto não corresponder à compra ou se se encontrar danificado no interior, deverá contactar-nos com a maior brevidade possível e no prazo de 14 dias a contar da data de entrega.
09. Direito de livre resolução ou retratação
Nos termos do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, aplicável aos contratos celebrados à distância, tem o direito de resolver livremente um novo contrato (direito de livre resolução ou retratação), sem indicar motivo, no prazo de 14 dias de calendário contados a partir da data de celebração do mesmo ou à data de receção. Para resolver, basta que nos comunique a sua decisão. Pode fazê-lo por carta, telefone ou e-mail.
10. Prazo de reflexão
O prazo de reflexão termina 14 dias (seguidos) depois da data de entrega do produto. Se o fim do prazo não calhar num dia útil, o prazo é prolongado até ao primeiro dia útil seguinte.
Deve comunicar-nos de forma inequívoca a sua decisão de anular a compra (por exemplo, por carta enviada pelo correio, ou correio electrónico). Não basta apenas devolver os bens. Pode utilizar o modelo de Formulário de Livre Resolução abaixo, mas tal não é obrigatório. Os bens recebidos e não usados terão de ser devolvidos no prazo de 14 dias a contar da data em que nos informou de que pretende anular a compra.