Traumatismos e alterações músculo-esqueléticas
O sistema músculo-esquelético permite ao ser humano mover-se, mas também manter o seu corpo, proteger os seus órgãos e realizar todos os gestos que acompanham a sua vida! Tal como as costas, todas as articulações dos membros, superiores ou inferiores, são constantemente solicitadas e, muitas vezes, exageradamente solicitadas o que provoca lesões dolorosas.
Submetido aos choques da vida quotidiana, o sistema locomotor pode ser posto à prova e sofrer traumas em ligamentos, como entorses, ou nos ossos, como fracturas. Estes acidentes agudos curam espontânea e rapidamente com tratamento apropriado, mas podem deixar as articulações afectadas e vulneráveis.
Trauma, inflamação e envelhecimento
De facto, uma história de trauma ou um stress mais discreto mas repetido sobre as articulações, num ambiente desportivo, lazer ou profissional, pode levar ao aparecimento de microtraumas e à inflamação de tendões e ligamentos. Podem também contribuir para o envelhecimento do sistema músculo-esquelético, expondo as articulações a patologias degenerativas, tais como a osteoartrite, que pode por sua vez induzir inflamação. Todas estas lesões dolorosas, levam a uma redução da mobilidade e da actividade diária o que, por sua vez, pode endurecer as articulações e enfraquecer os músculos. As causas e consequências da dor são numerosas!
As perturbações músculo-esqueléticas (MSDs) são condições que afectam os tecidos moles (músculos, tendões, ligamentos, nervos) das articulações. As MSDs estão normalmente relacionadas com actividades ocupacionais. As partes do corpo que podem ser afectadas incluem os membros superiores: ombro, cotovelo, pulso e polegar e os membros inferiores: joelho, tornozelo, pé.
Que solução?
Todas as patologias mecânicas do sistema músculo-esquelético devem ser tratadas rápida e cuidadosamente para evitar que se agravem e se tornem mais graves. Um tratamento eficaz permite-lhe recuperar o bem-estar, a mobilidade, a actividade e o sorriso!